Bacalhau à Planalto


Num recente passeio ao Piódão, aldeia histórica situada num profundo vale da serra do Açor surgiu a necessidade de abastecer o carro e...comer qualquer coisa de jeito.
Questionado sobre as infra-estruturas de região que nos pudessem satisfazer tão comuns caprichos, um residente local da bonita aldeia aconselhou-nos a preterir os restaurantes locais, aconselhando um outro, localizado a cerca de 18 km de distância.
Lá percorremos a estreita estrada, com a fome e o ponteiro de gasolina a afastar a atenção das lindíssimas e únicas aldeias de pedra em direcção a uma estação de serviço, cuja localidade nem no mapa aparecia....
Diga-se de passagem que os reais 18km nos pareceram 30!
Comeu-se muito bem. Era um restaurante humilde, limpo e muito bem organizado, com uma sala ampla e uma gastronomia muito "caseira"
Este bacalhau apesar do aspecto gorduroso estava bastante bom, o vinho da casa mereceu nota + e a salada de alface e tomate apresentou-se bem fresquinha!
No final, pagámos cerca de 40€ para 5 pessoas que comeram muito bem em qualidade e quantidade. É bom saber que ainda há casas onde se paga justamente o que se come...

Comeu-se no restaurante Planalto, na localidade de Ribeira, Vide - Seia!

Bife de Alvarenga






Estes são os famosos bifes de Alvarenga.
Há diversos restaurantes nesta freguesia de Arouca, onde o prato mais comum são os bifes de Vitela Arouquesa, que podem ser fritos ou grelhados.
Também a vitela assada tem boa fama por estas bandas.
Para mim, não passou de um bom bife de vaca que tanto podia ser comido em minha casa, no restaurante da esquina ou... em Alvarenga, não justificando por isso a deslocação pelos longos e tortuosos quilómetros até esta agradável povoação.
Simpatizei com o pormenor da Jarra do vinho.
Quanto à viagem de regresso e para quem foi do lado de Arouca, recomendo a calma, demorada e bonita passagem até Castro Daire.

Comeu-se no Casa Silva, em Alvarenga

Almoço dos amigos do Viriato!





Tudo começou em Famalicão e na Confeitaria Charlotte. Ai estávamos às 11 da manhã (exceptuando o Mouro e o Franciù e suas acompanhantes...) para o café. Seguiu-se uma homenagem a um amigo recentemente falecido no cemitério local e o retorno à já referida confeitaria para um aperitivo ao manjar que se aproximava.
Rumámos ao desconhecido local de almoço, com uma passagem pelo vale do Ave cuja história das suas indústrias têxteis e suas gentes nos foram resumidamente contadas pelo sábio Tovi.
Chegámos ao local de nome taberna Rocha Pereira, deparámos com uma simples casa de aldeia onde a entrada para a sala de jantar se fazia pela cozinha. Um ponto curioso, que serviu acima de tudo para atestar a higiene e qualidade do que nos aguardava.
Uns Rissóis e Bolinhos de bacalhau recentemente confeccionados fizeram água na boca na companhia de umas finas e saborosas fatias de presunto.
Para entradas não estava nada mau.
O prato principal era constituído por vitela assada no forno, com batata também assada, esparregado e arroz branco. Tudo acompanhado por uma maravilhosa salada de tomate "Coração de Leão".
Posso dizer que de inicio estranhei o sabor avinagrado da carne e esparregado, mas rápido adorei. Estava de facto uma especialidade!
Como sobremesa contámos com o sempre espectacular Pão de Ló do Jer e com as melhores Rabanadas que algum dia comi, oferta do Reboredo (Asdinho para alguns)!
Como vinhos (não bebi....) contámos com um verdinho branco (Vinha do Barreirinho), um tinto também verde (quinta dos Pascoaes), com um Champanhe Francês do Viriato (Roger Closquinet) e um espumante português (Murganheira)....
Foi mais um excelente encontro ( felizmente o Red não cantou...) protagonizado por um grupo de amigos da web, que apesar de algumas adversidades teima em não deixar acabar este laço de amizade que nos tem unido!














Chicharro assado no forno




Simplesmente bom...

Comeu-se na Castanheira!
Confeccionado pela minha mãe!

Batatas, feijão verde, ovo e cebola


O acompanhamento saudável! Seja para Peixe ou Carne!

Comeu-se na Castanheira, com bacalhau...
Confeccionado pela minha mãe!

Carne de Porco à Alentejana


Mais carne de Porco à alentejana do Botaréu!
Nada de novo! Boa como sempre...

Comeu-se no restaurante "O Botaréu", em Águeda

Leitão assado




Mais 2 leitões que saíram do forno da Castanheira.
Ficaram muito bem assados, desta vez com um pouco menos de pimenta. É que os estômagos já não são o que eram!
Os mais puristas poderão afirmar que os pedaços estavam muito grandes.
Foi-me pedido por quem o comeu que assim fosse feito e quem manda, é quem come…
Mesmo assim, estavam um verdadeiro espectáculo.

Comeu-se na Castanheira!
Confeccionado pelo meu pai!

Salada de frutas


Nesta época de calor, nada como uma coisinha fresca.
Seja como sobremesa num destes almoços ou jantares de Verão ou como pequeno almoço ou lanche, cai sempre bem.

Comeu-se na Castanheira!

Caldeirada de Cabrito


O Cabrito ainda de leite foi criado na Castanheira.
Nunca soube o que era um grão de farinha a até à data do seu abate (é sempre triste, mas é a vida...) brincou com toda a energia e vitalidade com os demais companheiros de curral.
Talvez por tudo isto, tenha esta caldeirada sido tão boa!

Comeu-se na Castanheira!
Confeccionado pelo meu pai!