Num recente passeio ao Piódão, aldeia histórica situada num profundo vale da serra do Açor surgiu a necessidade de abastecer o carro e...comer qualquer coisa de jeito.
Questionado sobre as infra-estruturas de região que nos pudessem satisfazer tão comuns caprichos, um residente local da bonita aldeia aconselhou-nos a preterir os restaurantes locais, aconselhando um outro, localizado a cerca de 18 km de distância.
Lá percorremos a estreita estrada, com a fome e o ponteiro de gasolina a afastar a atenção das lindíssimas e únicas aldeias de pedra em direcção a uma estação de serviço, cuja localidade nem no mapa aparecia....
Diga-se de passagem que os reais 18km nos pareceram 30!
Comeu-se muito bem. Era um restaurante humilde, limpo e muito bem organizado, com uma sala ampla e uma gastronomia muito "caseira"
Este bacalhau apesar do aspecto gorduroso estava bastante bom, o vinho da casa mereceu nota + e a salada de alface e tomate apresentou-se bem fresquinha!
No final, pagámos cerca de 40€ para 5 pessoas que comeram muito bem em qualidade e quantidade. É bom saber que ainda há casas onde se paga justamente o que se come...
Comeu-se no restaurante Planalto, na localidade de Ribeira, Vide - Seia!