Cricos


Já foi tempo em que se encontravam na Costa Nova com muita facilidade.
Hoje, com as histórias em que nos fazem acreditar, temos de os comprar "depurados" e inflacionados à medida de alguns interesses que se instalaram.
Estes estavam bons, foram apanhados na Ria de Aveiro, não foram tratados nem inflacionados e ainda não morri.

Comeu-se em Castanheira do Vouga

9 comentários:

Gi disse...

Bem! Pronto! Já estou com fome! :)

augusto, um entre mil disse...

Tenho uma dúvida que gostaria de ver esclarecida, se souber: A semana passada , num grupo de gente amiga, falou-se em cricos. Perguntei se era o mesmo que amêijoas e a pessoa não me soube dizer. Será que é a mesma coisa? A mim parece-me que sim mas não tenho a certeza.
Se souber e puder esclarecer-me agradeço.

augusto, um entre mil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
augusto, um entre mil disse...

Passei novamente por cá para ver se havia já alguma resposta à minha pergunta e também para fazer uma correccão: julgo que cricos se refere mais exactamente ao berbigão e não à amêijoa. Pode acontecer também que não seja uma coisa nem outra...Se me puder exclarecer agradeço.
Obrigado

Passamana disse...

São óptimos assim. fizeram-me recordar a minha infância, onde o meu pai os fazia exactamente assim.

Mas, se gosta do sabor a mar, experimente numa chapa ou frigideira velha, á brasa - deita-se uma mão cheia, pequena e deixa-se abrir. Comer directo da casca.
Fantástico.

E cricos são berbigões, amêijoa é amêijoa.

Anónimo disse...

Yesss !!Gostei de ver a palavra cricos !heeh aqui na minha terrinha tambem lhes dão esse nome . Mas , alguem no outro dia achou o nome cricos uma coisa fora do mundo !;))

Anónimo disse...

Augusto mil , os cricos não é nenhuma das coisas que mencionou .è um musculo apanhado na ria em Maré baixa , debaixo da lama ..

Amêijoa è criada de forma diferente tambem ela na ria mas de forma diferente .

Emanuel Silva disse...

Olá sou de uma terra de pescadores. E posso dizer que cricos e ameijuas não é bem a mesma coisa. Até porque o nome original dos "cricos" é berbigão é mais pequenas que as ameijoas mas também com um excelente sabor. Posso também dizer que as ameijoas são mais caras do que os "cricos". Os cricos para serem apanhados tem de ser com uma "cabrita" ou "ensinho" ambos com "dentes" para poderem levantar a areia ou lama, já as ameijoas basta sacudir a areia que aparecem em "grupos"

Alguma dúvida basta contactar. emanuel.silva123@hotmail.com

Unknown disse...

Sim cricos e berbigao e nao ameijoa